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Gestão de Recursos Humanos
Graduação
TECNOLOGO EM RECURSOS HUMANOS
SOBRE O CURSO:
Considerando sua inserção regional e as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI e o Projeto Pedagógico do Curso- PPC, o perfil profissional do TECNOLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS na modalidade EAD da FISBE, é um profissional de nível superior com conhecimentos teóricos e práticos no funcionamento da Gestão de Recursos Humanos de empresas de pequeno, médio e grande porte.
Tecnólogo com condições de resolver ou encaminhar a maioria dos problemas do dia-a-dia do seu ambiente de trabalho, visão estratégica e capacidade de desenvolver, executar e controlar a área de Gestão de Recursos Humanos das organizações, sejam elas de serviços, industriais ou do Terceiro Setor.
Possui postura ética e inovadora, bem como capacidade técnica, para enfrentar as dificuldades impostas, de forma a contribuir com desenvolvimento da sociedade.
O TECNOLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS na modalidade EAD da FISBE também atuará no planejamento e no gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.
Esse profissional promoverá o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.
Assim, as principais características que definem o seu perfil são:
Comprometimento com o aprendizado de modo a tornar-se um profissional com disposição para mudanças, autodesenvolvimento, responsabilidade, com atitudes e valores éticos orientados para a cidadania.
Visão e iniciativa empreendedora buscando assim inserir-se no mundo produtivo considerando as transformações do mundo do trabalho.
Compreensão do mercado de trabalho para o setor de Recursos Humanos, a legislação vigente no país, o processo de mudanças por que passa o setor.
Compreensão dos processos organizacionais e da importância da atuação do profissional da área de Gestão de Recursos Humanos neste contexto.
Comunicação de forma efetiva, na língua portuguesa, escrita e oral, em especial no que tange à compreensão de textos, atributos fundamentais à sua atividade profissional, considerando a necessidade de participação efetiva em reuniões, desenvolvimento e apresentação de projetos, elaboração de documentos e exercício de liderança de equipes.
Domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos, que o tornem capaz de diagnosticar problemas, tecer alternativas de soluções que visem à melhor relação custo-benefício, implementando-as, e de gerenciar novas situações.
Supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social;
analisar o mercado da mão-de-obra;
utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os critérios do processo de seleção;
executar práticas no processo de avaliação de desempenho na empresa, visando a melhorar o desempenho do colaborador, por meio de treinamento ou movimentação interna;
lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos;
diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores/clientes;
analisar, interpretar e articular dados e informações, de acordo com a cultura da empresa, para que seus colaboradores estabeleçam a sinergia e contribuam para os objetivos desta;
representar a empresa junto às entidades de classe.
Desenvolver habilidades para atuar em equipe e de forma interativa, em função dos objetivos comuns.
Compreender os conceitos de cooperação, comprometimento e responsabilidade, enfocando a comunicação eficaz e as habilidades de relacionamento.
Desenvolver visão estratégica, postura de inovação e espírito empreendedor.
Estabelecer critérios de seleção e recrutamento.
Traçar políticas de benefício das empresas, desenvolver práticas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Ler, interpretar e articular dados e informações que dêem suporte aos processos decisórios.
Criar diferenciais competitivos para a organização.
Conquistar e manter padrões de qualidade no desenvolvimento de atividades.
Formular diagnósticos organizacionais e planos de melhorias compatíveis com as especificidades do negócio e da organização.
Compor e liderar equipes de trabalho.
Administrar conflitos.
Assessorar na elaboração de contratos de admissão e rescisão de empregados e/ou recolocação de funcionários.
Utilizar amplamente os modernos recursos tecnológicos baseados na internet, em favor da agilização dos processos administrativos e operacionais das organizações.
Integrar com cidadania comunidades virtuais.
Em consonância com as citadas Diretrizes Curriculares, o curso objetiva a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes habilidades e competências:
• Identificação de oportunidades de melhoria das atividades de Recursos Humanos das empresas de diferentes setores;
• Conceber, executar, avaliar resultados e aperfeiçoar projetos de capacitação de pessoal;
• Capacidade de interpretar a realidade dos setores de recursos humanos nas organizações com clareza e consistência;
• Desenvolver processos de avaliação de desempenho e suprimento de mão-de-obra;
• Estabelecer uma relação de corresponsabilidade entre gestores e colaboradores;
• Criação de oportunidades para atuar com maior flexibilidade no mercado no que diz respeito ao desenvolvimento dos talentos humanos;
• Criatividade a fim de promover as inovações necessárias no seu ambiente de trabalho, com o intuito de acompanhar as contínuas mudanças na sociedade;
• Discernimento para trabalhar com pessoas, compreender atitudes e motivações e influenciar o comportamento organizacional por meio da liderança;
• Projeção e desenvolvimento de pesquisas na área de recursos humanos visando o aumento da produtividade organizacional;
• Habilidade de negociar e tornar-se um agente de disseminação do saber construído e/ou em construção na área de recursos humanos;
• Habilidades de comunicação interpessoal, liderança e atuação interativa nas ações coletivas;
• Gerenciamento de conflitos organizacionais;
CAMPO DE ATUAÇÃO:
O local de trabalho mais comum do tecnólogo em Recursos Humanos é nas organizações de médio e grande porte – justamente aquelas que têm um número considerável de funcionários. Empresas privadas, indústrias, organizações não governamentais… todas precisam de profissionais que zelem pelo seu pessoal, principalmente porque reter bons funcionários é essencial para a sobrevivência no mercado.
A área de atuação do tecnólogo em RH é bem mais ampla, na verdade. Ele pode ir além de apenas empresas e embarcar em outras frentes, como, por exemplo:
•Escritórios especializados em recrutamento e seleção
•Prestação de serviços de consultoria e assessoria em RH
•Órgãos públicos
•Centros de pesquisa
•Instituições de ensino
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